Guia de Coleção: Quadrilogia Phantasy Star

Apesar de não ter o mesmo número de seguidores de outros jogos de RPG como Final Fantasy, Phantasy Star é uma importante série da era 8/16 bits, aparecendo comumente em listas de melhores jogos da história tanto de especialistas como de jogadores.

Apesar de ter apenas quatro episódios da saga principal, e mais alguns spin-offs como a série Phantasy Star Online de Dreamcast e Gamecube, Phantasy Star ainda possui um apelo junto aos fãs de RPGs e colecionadores. Parte do interesse é mantido aceso graças ao lançamento ocasional de coletâneas para diversos consoles, como por exemplo Phantasy Star Collection para Game Boy Advance, contendo os 3 primeiros jogos da série.

Os preços e raridade dos jogos da série variam bastante, desde comum (Phantasy Star III) até absurdamente raro  como é o caso de Phantasy Star I (Phantasy Star Fukkokuban) para Mega Drive. As capas tambem variam bastante, dependendo da região de origem, sendo algumas muito mais bonitas do que outras, as capas japonesas sendo no geral melhores do que as ocidentais.

Phantasy Star

Lançado originalmente em 1987 para Sega Mark III (o Master System dos ocidentais), em 1988 para Master System nos EUA, e em 1994 para Mega Drive numa tiragem bem limitada. A versão para Mega Drive nada mais é do que a ROM da versão de Master System com um conversor para Mega Drive, jogo em japonês, nunca lançado no ocidente. A versão para Master System foi traduzida para português e lançada pela Tec Toy.

Phantasy Star II
Lançado para Mega Drive em 1989. As versões americanas e japonesas acompanham um mapa de jogo. Existe ainda um hintbook que foi lançado ao mesmo tempo que o jogo e comumente é vendido junto com o jogo em site de leilões. No entanto, o hintbook não faz parte do jogo completo.

Existe ainda uma versão em português traduzida pela Tec Toy. Nunca encontrei essa versão completa, embora ela exista.

Phantasy Star III

Lançado em 1990 e considerado a ovelha-negra da série, recebendo os piores reviews. O preço menor desse jogo é reflexo do menor interesse do público por este jogo.

A versão japonesa acompanha um mapa, ausente nas outras versões.

Existe uma versão em português quem tem se tornado cada vez mais rara, lançada pela Tec Toy. A capa desta versão é um pouco diferente, respeitando os padrões da Tec Toy da época.

Phantasy Star IV

Talvez o melhor jogo da série. Lançado em 1993 no Japão e em 1995 nos EUA. A versão japonesa é conhecida como “Phantasy Star The End of Millenium” e acompanha um mapa, ausente nas versões americanas e européias. Único da série que não foi traduzido para português.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Coleção, Guia, Master System, Mega Drive

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s